Tivemos várias apresentações interessante referente o tema Jogo, Corpo e Luta:
Índio, Xadrez Humano, Homofobia,Le parkour, Capoeira
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou a Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro estúdio. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir do anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela passou o cargo a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna de Pilates dos anos 40.
Quem pode fazer esta aula?
Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.
Benefícios
Melhora da postura
Desenvolve corpos fortes e flexíveis
Prepara a coluna vertebral para o dia-a-dia
Melhora a consciência corporal e respiratória
Alivia dores na coluna
Alivia a fadiga e tensão muscular, inclusive nas grávidas
Melhora o equilíbrio e a coordenação
Princípios do Método de Pilates
1. Concentração
2. Respiração
3. Centralização
4. Controlo
5. Precisão
6. Movimento
7. Isolamento
Desafio
Esta é, com certeza, a palavra que melhor define este grandioso conceito de saúde e felicidade. Segundo JOE: “a preparação física é requisito básico para a felicidade”. Sim. Esta afirmativa hoje é verdadeira e atual, só que foi dita há 60 anos.
Este é um dos exemplos do visionismo pilatiano. O que mais fascina quem estuda Pilates, não são os exercícios e os aparelhos que por si só, já o torna insólito. Mas sim o conceito mente-corpo, corpo-mente.
A mente molda o corpo e o corpo bem preparado dá condição da mente transcender. Que por sua vez geraria um corpo ainda melhor.
Através desses conceitos, Joseph Pilates criou a CONTROLOGIA que tem princípios a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia.