Dimensão Procedimental
1. Aprendizagem de habilidades motoras:
a) básicas: arremessar, saltar, correr, receber, rebater, quicar,
chutar, andar, girar, rolar, entre outras, procurando criar o
máximo de variações possíveis na realização do
movimento, com ou sem objetos.
b) culturalmente determinadas, que são realizadas dentro de
manifestações culturais estabelecidas como jogos,
modalidades esportivas, dança, lutas e ginástica.
2. Desenvolvimento de capacidades perceptivo-motoras como
antecipação, localização espaço-temporal, lateralidade,
percepção auditiva, tátil e visual.
3. Desenvolvimento de capacidades físicas e motoras.
Dimensão conceitual
Sintetizando as propostas apresentadas nas obras
analisadas, os conhecimentos de natureza conceitual a serem
aprendidos nos anos iniciais do ensino fundamental são:
1. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de
movimento e limitações.
2. O corpo e as alterações fisiológicas causadas pelo exercício
e seus benefícios para a saúde.
3. Características das atividades e suas exigências específicas:
formas de realização, as regras dos jogos ou modalidades
esportivas, a relação espaço-tempo, ritmo, velocidade,
intensidade, fluidez.
4. Análise da realização de movimentos culturalmente
determinados em sua própria localidade, na mídia e em
seus companheiros.
5. Os aspectos de historicidade e as características sociais do
movimento humano
Dimensão atitudinal
Sintetizando as propostas apresentadas nas obras
analisadas, os conhecimentos de natureza atitudinal a serem
aprendidos nos anos iniciais do ensino fundamental são:
1. Aprendizagem de valores e atitudes gerais como:
responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação,
sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança,
autocontrole, incentivar a participação dos colegas, não
discriminação dos colegas, companheirismo, auto-conceito
positivo, ser criativo, entre outros.
2. Perceber e aceitar regras como necessárias ao convívio.
3. Participar de forma autônoma, espontânea das atividades
motoras.
4. Valorizar e apreciar as atividades motoras, percebendo-as
como um recurso para usufruto do tempo disponível, ou
mesmo como algo belo, participando delas ou apenas
assistindo-as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário