sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lazer



Referente ao nosso trabalho de lazer, pegamos o lazer de cada um do grupo e de mais algumas pessoas como o futebol, musculação, tênis, dança, vôlei, a bateria de escola de samba, esportes radicais entre outros.

O lazer faz parte da vida de todos, pois ele é um dos requisitos da vida, que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar entre outros benefícios. Mas dependendo de como o individuo encara a realidade atual ou mesmo o tipo de lazer que exerce, implicará ao proporcionamento ou não dos benefícios que o lazer pode oferecer.

Segundo Marcelino em sua obra Estudos do Lazer uma introdução (2000 p. 18) classifica o lazer em seis áreas fundamentais: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os turísticos e os sociais, ou seja, o individuo pode realizar atividades de lazer em diferentes áreas, como por exemplo ir a academia pode ser considerado dentro da área dos interesses físicos, ou mesmo, ir ao cinema ou ao teatro como interesses artísticos.

Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias)

Portanto o lazer é uma forma de se libertar das ocupações do dia-a-dia, seja do trabalho ou das obrigações diárias. É se satisfazer com algo que esteja relacionado a dois aspectos: tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer),ou seja, atividades que estejam fora do tempo das ocupações diárias em geral e ao mesmo tempo que lhe proporcione prazer e sensação de liberdade.

Referencias Biográficas

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

domingo, 13 de junho de 2010

Prova


Ensaio de Ballet, de Edgar Degas.


O Balé é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.

No Balé temos varias cenas explícitas na qual se encontra facilmente a característica lúdica, pois são vistas claramente. As pessoas vão por livre e espontânea vontade, onde freqüenta-se aulas. Em uma apresentação é realizada uma seleção para que possam participar da mesma, pois se não conseguir passar no teste temos a exclusão.

Segundo Huizinga, 2004 O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, delimitada dentro de certos limites de tempo e espaços. Existem regras que são definidas e obrigatórias, que obedecem a um esquema de competição, acompanhado de um sentimento de tesão e alegria, e de uma consciência de ser diferente da rotina do dia a dia.

Existe também a parte da coreografia que podemos relacionar com a dança e mecanização.

Durante os ensaios treinamos a coreografia da dança no ritmo da trilha musical para que no dia da apresentação possamos demonstrar toda a expressão corporal e movimentos ensaiados que são feitos no ritmo mecanizado seguindo o comando do coreografo através de sinais e verbal.

Segundo Artaxo (2003) traz a definição de dança como a seqüência de gestos e de passos definida pelo ritmo musical executado.
Define também como execução codificada de movimentos que transmite informação necessária para o desenvolvimento de determinada atividade e também pela parte da mecanização que temos que ficar várias horas no mesmo movimento e dos passos que iremos apresentar durante uma apresentação e segundo Laban (1978), a forma de arte na qual ainda hoje ainda se cultiva a expressão visível do movimento é a dança de palco, que inclui a dança pura, por um lado, e as formas teatrais da dança, por outro, tais como o balé, a mímica e o drama-dança.

Segundo o autor Go Tani, 1988 o objetivo de desenvolver a parte motora ou individuo, para prepará-lo para os possíveis desafios que possa encontrar no seu dia a dia, usando de exercícios respectivos a idade e desenvolvimento, não visa desenvolvimento lógico- matemático. Psicológico ou social, dizendo que isso acontece, mas por conseqüência.

No Balé existe a competição que de certa forma opõe-se a cooperação. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um destaque maior e pode ser considerado uma ação cooperativa e os indivíduos pode organiza-se em grupos que cooperam internamente e ao mesmo tempo competem com outros grupos.

Orlick (1989, p. 123) faz uma arqueologia para mostrar como os jogos perpetuados por determinadas sociedades refletem e repassam valores éticos, culturais e morais. Apresentam os Jogos Cooperativos como uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa”.

Ao descobrir o que é o significado força agonistica que é querer lutar, brigar, ter prazer e vontade de vencer e fazer o melhor na guerra em que nós propomos participar, logo veio na minha mente à obra do balé que significa tudo isso que eu relacionei. Essa força interior que temos ao integrar no balé.

Segundo Huizinga no texto jogo e guerra, p 102. O elemento agonistica só ser torna operante a partir do momento em que as nações em guerra se consideram reciprogramente como antagonistas lutando por alguma coisa que cada uma delas pensa ter direito.

Estamos La na competição com vontade e lutando pela vitória e ao mesmo tempo sentindo prazer naquilo que estamos fazendo e todas as apresentações realizadas os integrantes de outros grupos estão La com o mesmo objetivo, ganhar. Depois de tanto esforço dos ensaios de um período, cada um deles pensam ter direito a vencer e levar o tão esperado prêmio.

Referencias Biográficas

HUIZINGA, J Homo Ludens. São Paulo; Perspectiva, 5ª Ed, 2004

ARTAXO, Inês; MONTEIRO, Gizele de Assis. Ritmo e Movimento. Guarulhos: Phorte Editora, 2003

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summuns, 1978.

TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem

desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo,

1988.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989



sábado, 12 de junho de 2010

Vivencia




Nossa vivencia foi na 15° festa do imigrante é um evento que reune culinária típica, dança folclórica, artesanatos de diversas comunidades de imigrantes em São Paulo e algumas exposições.
Tivemos a oportunidade de conferir as apresentações de danças e musicas folcloricas, manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações de grupos formados por imigrantes e descendentes de búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros, podemos ver com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades,
O objetivo do evento, segundo seus organizadores, é resgatar a história dos 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes.
O Memorial do Imigrante possui amplo e variado acervo de documentos, objetos, fotografias e depoimentos em vídeo de vários grupos de estrangeiros que imigraram para o Brasil, passando por São Paulo. Além disso, a instituição conta com mostras, como é o caso das exposições “O Papel do Estado na imigração japonesa – Primeiros Imigrantes” e a “Hospedaria de Imigrantes do Brás” que estarão à disposição do público nos dias da festa também.
A comunidade Líbano – brasileira há 130 faz parte do contexto da história do Brasil. Os primeiros libaneses vieram para o país incentivados pelo Imperador D. Pedro I. Em 1880, foi iniciada a imigração libanesa contemporânea. Atualmente vivem no Brasil sete milhões de libaneses e descendentes,o maior núcleo de imigrantes no mundo.
Foi uma vivencia diferente em comparação aos outros grupos: Parangole, le Parkour, Mendigo, Circo e os Palhaços no farol.
Sentimos um pouco o modo de vida deles formas diferentes de danças, culturas e as comidas que de fato estavão deliciosas ate a luta apareceu na festa, ainda podem visitar as exposições: "Retrato de Família das etnias Chinesas, a outra era a que relata a participação Russa na II Guerra Mundial, Sala da Navegação, Exposição: Café e Imigrantes entre outras .Vendo uma das exposições a que relata a particpação Russa na II Guerra Mundial de Cara me lembrei do filme Nós que estamos por vós esperamos, olhando aquelas fotos da guerra tambem naquela parte que as mulheres se casam e os maridos vão para guerra e as esposas vão trabalhar fazendo bombas.

domingo, 6 de junho de 2010

Dama


O jogo de damas é uma boa opção para desenvolver raciocínio lógico e rápido.
É um jogo antigo, mas que pode ser estimulante por sua exigência de concentração. As regras são simples e fáceis, depois que aprende o jogo, consegue se concentrar cada vez mais, até desenvolver habilidade para competições e vitórias.
O jogo se caracteriza pela "dama" (peça que chega até o lado oposto do tabuleiro, sendo então "coroada", isto é, coloca-se outra peça sobre ela) e passa a mover-se tanto para trás como para frente, o que não ocorre com a pedra comum, que só pode se movimentar para frente, uma casa por vez. Até então, todas as peças tinham o mesmo valor, pois seus movimentos eram idênticos. Com a dama, ganha-se uma imensa vantagem, já que esta pode movimentar-se tanto para frente como para trás, e muitas casas de uma vez. As peças movimentam-se sempre para frente, em diagonal, sempre sobre as casas da mesma cor.



Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes -
enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica,
da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando
o resultado não é satisfatório - necessárias para aprendizagem da Matemática
(BRASIL 1998, p. 47).


Piaget escreve a respeito do papel dos jogos na infância para formação do adulto,
segundo ele: “O Jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade do ego, tendo
relação com a imaginação criativa que será fonte de todo pensamento e raciocínio
posterior”(Piaget 1962, p. 162).



Referencias Biográficas


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária,
1987. 146 p.



sábado, 5 de junho de 2010

Skate




O Skate é uma prática recreativa e desportiva que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
É esporte que pode ser considerado uma diversão, mas é também competitivo.
Em alguns momentos, andar de skate se parece muito com surfar. Os dois esportes exigem que a pessoa fique de lado. Existem três maneiras principais de andar de skate:
· regular foot significa andar com o pé esquerdo na parte dianteira do skate. O pé esquerdo fica na prancha, geralmente na parte central próxima ao nose (nariz) do skate. O pé direito é utilizado para ganhar velocidade;
· goofy foot é o oposto do regular foot. Isso significa que o skatista coloca o pé direito na parte dianteira do skate e empurra o seu corpo com o pé esquerdo;
· mongo foot é quando um dos pés do skatista fica na parte traseira do skate enquanto o que está na parte dianteira empurra. Esta forma é considerada inferior por muitos skatistas, já que pode reduzir a velocidade e o controle.



Andar de skate virou algo em comum entre os adolescentes em todo mundo, o esporte proporciona a quem pratica muita adrenalina, muita emoção.
A maior facilidade do skate é que ele pode ser praticado em qualquer local. Desde que se tenha asfalto não há nenhum impedimento para andar. Existem muitos locais especializados, conhecidos como skate parks, que oferecem pistas especiais e desenvolvidas especificamente para o desporto.
Quando for praticar em rua o ideal é procurar uma sem movimento, evitando assim qualquer risco. Se você quer iniciar no desporto procure uma praça, sem buracos. Assim poderá desenvolver o equilíbrio e treinar as primeiras manobras.
O skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, principalmente a panturrilha. Apesar disso, o pessoal que anda de skate gosta do esporte simplesmente pelo prazer. Essa é uma grande vantagem, pois a pessoa vai praticar um esporte e cuidar da saúde, sem esperar um resultado em troca. Diferentemente de atividades como musculação e ginástica, em que a pessoa sempre espera um resultado e uma mudança no corpo.
Para andar de skate primeiramente você deve ter o equipamento apropriado, joelheira,capacete e também roupas, o melhor é andar de calças pois evitar ralados nas quedas. O Tênis é muito importante ele vai facilitar na hora de fazer manobras.

Benefícios de andar de skate:
· O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.

· Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.

· Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.


Muitas pessoas usam esse esporte como terapia para esquecer o stress do dia-a-dia, se diverti e muito mais... SKATE é considerado um estilo de vida por poucos e pela sociedade é descriminado...

Vistos como práticas criadas na ruptura com as práticas convencionais, os esportes
de aventura, de risco, da natureza ou radicais remanejam os elementos existentes
nos esportes anteriores, dando-lhes novas configurações (COSTA apud
BITENCOURT et all, 2005, p. 411).







Abaixo um video com os primeiros passos necessários para aprender a andar de skate.





Referencias Biograficas

BITENCOURT, Valéria et all. Esportes radicais e de aventura. In: DA COSTA,
Lamartine (Org.). Atlas do Esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física, e atividades
físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 409-421.

Fair Play




O fair play é simplesmente jogo limpo. Tem sua origem na sociedade aristocrática européia, e foi muito difundido pelo Barão Pierre de Coubertin idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O conceito de jogar limpo representa a essência de qualquer esporte. O futebol como o principal esporte praticado no mundo não pode ficar sem esta essência, pois ela representa valores como a honra e a lealdade, o respeito pelos adversários e pela arbitragem, pelos companheiros e por si próprio.

O fair play está claramente vinculado à ética no meio esportivo. Suas inter-relações com o comportamento considerado exemplar por um ser humano dentro e fora da prática competitiva
se tornam cada vez mais incisivas. Isso acontece porque o esporte é um fenômeno que visa equilibrar a razão, a emoção e a espiritualidade do homem através do fair play. Logo, busca
promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético se seus envolvidos (Portela, 1999)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ginastica


Na ginástica temos a demonstração de agilidade, destreza e domínio do próprio corpo. Os exercícios nas competições são em: barra fixa, barras paralelas, argolas, cavalo com alças, cavalo sem alças e ginástica de solo.

Existe vários Tipos de Ginástica: Ginástica Aeróbica, Rítmica, Artísticas, Alongamento, Pilates Laboral, RPG, Ioga, Hidro, Dança, Trampolim acrobático.

Todo movimento ginástico, assim como os característicos dos esportes, evoluíram a partir dos movimentos mais naturais do ser humano que anda, corre, salta, arremessa, trepa em árvore, vira cambalhota e mais uma infinidade de outros conforme a necessidade de momento.

As Ginasticas mais procuradas:

Step – Estimula a coordenação motora e parte do princípio do subir escadas. Melhora o condicionamento cardiovascular, reforça os membros inferiores e contribui no emagrecimento.

Ginástica Aeróbica – Também melhora a coordenação motora e noção espacial.

Aerobox – Estimula a agilidade, a coordenação motora e o reflexo.

Circuito – Trabalha a flexibilidade, as capacidades aeróbia e anaeróbia e todas as outras valências físicas acima por incluir mais movimentos combinados.

Body Pump – Com uma intensidade mais alta melhora a coordenação, ajuda a emagrecer e a desenvolver a capacidade anaeróbia.

Ginástica Localizada – Conforme o método a ser utilizado pode-se gastar muitas calorias melhorando a força, a resistência muscular localizada e a flexibilidade. Portanto, a ginástica não se resume apenas à localizada como possa para alguns parecer.

Segundo Pérez Gallardo (1997), as habilidades naturais “são aquelas que se caracterizam por estar presentes em todos os seres humanos, independentes de seu lugar geográfico e nível sócio-cultural e que servem de base para aquisição de habilidades culturalmente determinada


Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente
da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças,
expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas,
sempre fundamentadas em atividades ginásticas”.

Referencias Biograficas


SANTOS, J. C. E. Dos. Ginástica geral – elaboração de coreografias,
organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.


PEREZ GALLARDO, J. P. S. et al. Educação física:
contribuições à formação profissional. Ijuí: Unijuí, 1997.

La Parkour


O Parkour é uma prática solitária, na qual concentração e dedicação são essenciais, mesmo porque um movimento mal executado pode causar danos físicos, e até a morte.


No La Parkour usamos o corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente, você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo.

A pessoa que se move fica assim um âmbito de permanente renovação e se torna lúcida para perceber o que acontece com ela a nível corporal, mental e emocional.

(Brikman, 1989 p. 17)

Entre as qualidades do movimento deve se mencionar a quantidade de energia que o corpo deve empregar para realizar um certo esforço. Esse esforço se cumpre em certo tempo e um certo espaço particulares e resultar em ações básicas tem um interesse especial, pois constituem apropria ação do movimento.(Brikman, 1989 p 67)

Na aula o professor fez alguns obstáculos para sentimos um pouco o que é o La parkour e para saber como ia ser o corpotamento do nosso corpo e nossos limites e habilidades

Referencias Biográficas

Brikman, Lola, A linguagem do movimento corporal, summus, 1989