Na ginástica temos a demonstração de agilidade, destreza e domínio do próprio corpo. Os exercícios nas competições são em: barra fixa, barras paralelas, argolas, cavalo com alças, cavalo sem alças e ginástica de solo.
Todo movimento ginástico, assim como os característicos dos esportes, evoluíram a partir dos movimentos mais naturais do ser humano que anda, corre, salta, arremessa, trepa em árvore, vira cambalhota e mais uma infinidade de outros conforme a necessidade de momento.
As Ginasticas mais procuradas:
Step – Estimula a coordenação motora e parte do princípio do subir escadas. Melhora o condicionamento cardiovascular, reforça os membros inferiores e contribui no emagrecimento.
Ginástica Aeróbica – Também melhora a coordenação motora e noção espacial.
Aerobox – Estimula a agilidade, a coordenação motora e o reflexo.
Circuito – Trabalha a flexibilidade, as capacidades aeróbia e anaeróbia e todas as outras valências físicas acima por incluir mais movimentos combinados.
Body Pump – Com uma intensidade mais alta melhora a coordenação, ajuda a emagrecer e a desenvolver a capacidade anaeróbia.
Ginástica Localizada – Conforme o método a ser utilizado pode-se gastar muitas calorias melhorando a força, a resistência muscular localizada e a flexibilidade. Portanto, a ginástica não se resume apenas à localizada como possa para alguns parecer.
Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente
da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças,
expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas,
sempre fundamentadas em atividades ginásticas”.
Referencias Biograficas
SANTOS, J. C. E. Dos. Ginástica geral – elaboração de coreografias,
organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.
PEREZ GALLARDO, J. P. S. et al. Educação física:
contribuições à formação profissional. Ijuí: Unijuí, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário