terça-feira, 18 de maio de 2010

Dança

Na aula de dança cada grupo escolheu um tipo de musica

ANOS 60
FORRO UNIVERSITARIO
PSY
DISCO
COUNTRY

Meu grupo escolheu o Disco e a musica que escolhemos foi do grupo THE VILLAGE PEOPLE – YMCA




Policial – Wesley
índio norte-americano – Sara
Cowboy – Rafael Sales
Operário – Daiane
Soldado – Mauricio
Motociclista - Rafael


Disco

A Música Disco é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 70. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays. A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais contra a dominância do rock e desvalorização da música dance da contracultura durante este período.
O mais interessante da Era Disco, é que não somente havia um estilo de música, mas um "estilo de vida",era um modo de andar, um modo de falar, um modo de agir, uma moda que girava em torno disso tudo. As pessoas não estavam preocupadas com o amanhã e sim com o hoje, portanto a pista de dança, era o local ideal para "soltar" todas as repressões e se libertar, em todos os sentidos, outra coisa que o fazia parte dos jovens na época da Disco Music era o sexo "sem culpa" (aquele que era apenas por diversão, sem se preocupar com relacionamentos sérios).
A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres e calças boca-de-sino e golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens e as calças pantalonas para as mulheres,além de diversos adornos como anéis, pulseiras,relógios e correntes.



THE VILLAGE PEOPLE

O Village People é uma banda disco norte-americana. O grupo, surgido em boates gays nos EUA, foi criado em fins da década de 1970 pelos produtores Jacques Morali e Henri Belolo. O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de "masculinidade": policial (Victor Willis), índio norte-americano (Felipe Rose), cowboy (Jeff Olson), operário (David Hodo), soldado (Alex Briley)e motociclista (Glenn M. Hughes)
As suas animadas músicas continham temas homossexuais com ironias sutis, nem sempre percebidas pelos ouvintes heterossexuais da época. O sucesso Macho Man, de 1978, e seu videoclip à época, onde aparecem vestidos como tipos "másculos", é um exemplo. O sucesso aconteceu primeiro na Inglaterra, em 1977, com "San Francisco (You've Got Me)". O sucesso nos Estados Unidos veio em 1978, com "Macho Man". O grupo lançou também YMCA, In The Navy, Go West (regravada em 1993 pelos Pet Shop Boys) e várias outras que também alcançaram êxito.
Com a morte de Glenn M. Hughes, o motociclista, em 2001, vítima de câncer no pulmão, a formação original do grupo sofreu alteração. Os integrantes atuais do Village People são Felipe Rose (índio), Alex Briley (soldado), David Hodo (operário), Ray Simpson (policial), Jeff Olson (cowboy) e Eric Anzalone (motociclista).





A dança está ligada aos sentimentos ou manifestações, seja algo positivo ou negativo. Podemos observar que atualmente a dança está interligada em algumas religiões para agradecimentos, louvores e a própria expressão de sentimentos e presente em todos os momentos da humanidade, na guerra e na paz, nos casamentos e nos funerais, sempre em forma ritualística contando e fazendo historia. A dança está em todas as épocas ou regiões, é uma demonstração de estado de espírito, de suas emoções. É expressão das características culturais e é por meio da sua expressividade que o homem primitivo revela sua intima união com a natureza, seu corpo como sendo parte da natureza. A dança também produz ritmos que se mostram na harmonia de seus movimentos corporais.


Artaxo (2003) traz a definição de dança como a seqüência de gestos e de passos definida pelo ritmo musical executado.
Define também como execução codificada de movimentos que transmitem informação necessária para o desenvolvimento de
determinada atividade.

Segundo Marques (1997), a dança, no entanto encontra preconceitos em seu caminho. O preconceito existente em relação
à dança faz com que professores dêem outros nomes a esta, como: expressão corporal, educação pelo/do movimento, arte e
criação.





Em nosso cotidiano temos a dança em muitos momentos e que na maioria das vezes acabam passando despercebidos. Por exemplo: analisando a multidão, o famoso vai e vêm nos meios de transportes super lotados……….

A dança está, e sempre estará presente em nossas vidas., mesmo que não das formas convencionais.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na Escola. MOTRIZ. v.3, n.1, p.20-27. Jun/1997.


ARTAXO, Inês; MONTEIRO, Gizele de Assis. Ritmo e Movimento. Guarulhos: Phorte Editora, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário