quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jogos Cooperativos



Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que, ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.

No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos..




Os Jogos Cooperativos são essencialmente divertidos, pois o riso prende a atenção de todos, e assim acontece o envolvimento de corpo e alma.




São atividades que tentam por meio dos jogos, diminuir as manifestações de agressividade, promovendo boas atitudes, tais como: sensibilização, amizade, cooperação e solidariedade, facilitando o encontro com os outros que jogam, predominando sempre os objetivos coletivos sobre os objetivos individuais.

Terry Orlick, considerado um pioneiro dos jogos cooperativos, tinha objetivo de desenvolver brincadeiras cujo resultado não se desse sempre nos termos do binômio vencedor/perdedor. Assim os jogos cooperativos buscam promover experiências reais de cooperação.


Orlick (1989) faz uma arqueologia para mostrar como os jogos perpetuados por determinadas sociedades refletem e repassam valores éticos, culturais e morais. Apresenta os J C como uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa" (Orlick, 1989, p. 123).


Temos tambem as Classificações do jogos cooperativos



Jogos Cooperativos sem perdedores: São Jogos Plenamente cooperativos, pois todos jogam juntos e não há perdedores.

Jogos Cooperativos de resultado coletivo: Existe a divisão em duas ou mais equipes, mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos Jogando Juntos.

Jogos Cooperativos de Inversão: Envolvem equipes, mas os jogadores trocam de equipe a toda instante, dificultando reconhecer vencedores e perdedores.

Jogos Semi-cooperativos: Visam estimular a participação daqueles que normalmente não participam de um jogo devido a uma menor habilidade, criando regras para facilitar a participação desses.





Meu grupo apresentou 3 brincadeiras, Aceitar o rabo do burro, pega pega de abraço e Tchuchuê Tchuchue podemos classificar como Jogos Cooperativos sem perdedores

Abaixo o vídeo de uma das brincadeiras O Tchuchuê Tchuchuê.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989





Nenhum comentário:

Postar um comentário