quarta-feira, 26 de maio de 2010

Corpo, Jogo e Luta

Tivemos várias apresentações interessante referente o tema Jogo, Corpo e Luta:

Índio, Xadrez Humano, Homofobia,Le parkour, Capoeira

Meu Grupo escolheu Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Nascimento do Pilates

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou a Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro estúdio. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir do anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela passou o cargo a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna de Pilates dos anos 40.

Quem pode fazer esta aula?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Benefícios

Melhora da postura
Desenvolve corpos fortes e flexíveis
Prepara a coluna vertebral para o dia-a-dia
Melhora a consciência corporal e respiratória
Alivia dores na coluna
Alivia a fadiga e tensão muscular, inclusive nas grávidas
Melhora o equilíbrio e a coordenação

Princípios do Método de Pilates

1. Concentração

2. Respiração

3. Centralização

4. Controlo

5. Precisão

6. Movimento

7. Isolamento

Desafio

Esta é, com certeza, a palavra que melhor define este grandioso conceito de saúde e felicidade. Segundo JOE: “a preparação física é requisito básico para a felicidade”. Sim. Esta afirmativa hoje é verdadeira e atual, só que foi dita há 60 anos.

Este é um dos exemplos do visionismo pilatiano. O que mais fascina quem estuda Pilates, não são os exercícios e os aparelhos que por si só, já o torna insólito. Mas sim o conceito mente-corpo, corpo-mente.

A mente molda o corpo e o corpo bem preparado dá condição da mente transcender. Que por sua vez geraria um corpo ainda melhor.

Através desses conceitos, Joseph Pilates criou a CONTROLOGIA que tem princípios a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário