domingo, 6 de junho de 2010

Dama


O jogo de damas é uma boa opção para desenvolver raciocínio lógico e rápido.
É um jogo antigo, mas que pode ser estimulante por sua exigência de concentração. As regras são simples e fáceis, depois que aprende o jogo, consegue se concentrar cada vez mais, até desenvolver habilidade para competições e vitórias.
O jogo se caracteriza pela "dama" (peça que chega até o lado oposto do tabuleiro, sendo então "coroada", isto é, coloca-se outra peça sobre ela) e passa a mover-se tanto para trás como para frente, o que não ocorre com a pedra comum, que só pode se movimentar para frente, uma casa por vez. Até então, todas as peças tinham o mesmo valor, pois seus movimentos eram idênticos. Com a dama, ganha-se uma imensa vantagem, já que esta pode movimentar-se tanto para frente como para trás, e muitas casas de uma vez. As peças movimentam-se sempre para frente, em diagonal, sempre sobre as casas da mesma cor.



Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes -
enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica,
da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando
o resultado não é satisfatório - necessárias para aprendizagem da Matemática
(BRASIL 1998, p. 47).


Piaget escreve a respeito do papel dos jogos na infância para formação do adulto,
segundo ele: “O Jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade do ego, tendo
relação com a imaginação criativa que será fonte de todo pensamento e raciocínio
posterior”(Piaget 1962, p. 162).



Referencias Biográficas


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária,
1987. 146 p.



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