quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ginastica


Na ginástica temos a demonstração de agilidade, destreza e domínio do próprio corpo. Os exercícios nas competições são em: barra fixa, barras paralelas, argolas, cavalo com alças, cavalo sem alças e ginástica de solo.

Existe vários Tipos de Ginástica: Ginástica Aeróbica, Rítmica, Artísticas, Alongamento, Pilates Laboral, RPG, Ioga, Hidro, Dança, Trampolim acrobático.

Todo movimento ginástico, assim como os característicos dos esportes, evoluíram a partir dos movimentos mais naturais do ser humano que anda, corre, salta, arremessa, trepa em árvore, vira cambalhota e mais uma infinidade de outros conforme a necessidade de momento.

As Ginasticas mais procuradas:

Step – Estimula a coordenação motora e parte do princípio do subir escadas. Melhora o condicionamento cardiovascular, reforça os membros inferiores e contribui no emagrecimento.

Ginástica Aeróbica – Também melhora a coordenação motora e noção espacial.

Aerobox – Estimula a agilidade, a coordenação motora e o reflexo.

Circuito – Trabalha a flexibilidade, as capacidades aeróbia e anaeróbia e todas as outras valências físicas acima por incluir mais movimentos combinados.

Body Pump – Com uma intensidade mais alta melhora a coordenação, ajuda a emagrecer e a desenvolver a capacidade anaeróbia.

Ginástica Localizada – Conforme o método a ser utilizado pode-se gastar muitas calorias melhorando a força, a resistência muscular localizada e a flexibilidade. Portanto, a ginástica não se resume apenas à localizada como possa para alguns parecer.

Segundo Pérez Gallardo (1997), as habilidades naturais “são aquelas que se caracterizam por estar presentes em todos os seres humanos, independentes de seu lugar geográfico e nível sócio-cultural e que servem de base para aquisição de habilidades culturalmente determinada


Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente
da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças,
expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas,
sempre fundamentadas em atividades ginásticas”.

Referencias Biograficas


SANTOS, J. C. E. Dos. Ginástica geral – elaboração de coreografias,
organização de festivais. Jundiaí, SP: Fontoura, 2001.


PEREZ GALLARDO, J. P. S. et al. Educação física:
contribuições à formação profissional. Ijuí: Unijuí, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário