domingo, 13 de junho de 2010

Prova


Ensaio de Ballet, de Edgar Degas.


O Balé é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.

No Balé temos varias cenas explícitas na qual se encontra facilmente a característica lúdica, pois são vistas claramente. As pessoas vão por livre e espontânea vontade, onde freqüenta-se aulas. Em uma apresentação é realizada uma seleção para que possam participar da mesma, pois se não conseguir passar no teste temos a exclusão.

Segundo Huizinga, 2004 O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, delimitada dentro de certos limites de tempo e espaços. Existem regras que são definidas e obrigatórias, que obedecem a um esquema de competição, acompanhado de um sentimento de tesão e alegria, e de uma consciência de ser diferente da rotina do dia a dia.

Existe também a parte da coreografia que podemos relacionar com a dança e mecanização.

Durante os ensaios treinamos a coreografia da dança no ritmo da trilha musical para que no dia da apresentação possamos demonstrar toda a expressão corporal e movimentos ensaiados que são feitos no ritmo mecanizado seguindo o comando do coreografo através de sinais e verbal.

Segundo Artaxo (2003) traz a definição de dança como a seqüência de gestos e de passos definida pelo ritmo musical executado.
Define também como execução codificada de movimentos que transmite informação necessária para o desenvolvimento de determinada atividade e também pela parte da mecanização que temos que ficar várias horas no mesmo movimento e dos passos que iremos apresentar durante uma apresentação e segundo Laban (1978), a forma de arte na qual ainda hoje ainda se cultiva a expressão visível do movimento é a dança de palco, que inclui a dança pura, por um lado, e as formas teatrais da dança, por outro, tais como o balé, a mímica e o drama-dança.

Segundo o autor Go Tani, 1988 o objetivo de desenvolver a parte motora ou individuo, para prepará-lo para os possíveis desafios que possa encontrar no seu dia a dia, usando de exercícios respectivos a idade e desenvolvimento, não visa desenvolvimento lógico- matemático. Psicológico ou social, dizendo que isso acontece, mas por conseqüência.

No Balé existe a competição que de certa forma opõe-se a cooperação. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um destaque maior e pode ser considerado uma ação cooperativa e os indivíduos pode organiza-se em grupos que cooperam internamente e ao mesmo tempo competem com outros grupos.

Orlick (1989, p. 123) faz uma arqueologia para mostrar como os jogos perpetuados por determinadas sociedades refletem e repassam valores éticos, culturais e morais. Apresentam os Jogos Cooperativos como uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa”.

Ao descobrir o que é o significado força agonistica que é querer lutar, brigar, ter prazer e vontade de vencer e fazer o melhor na guerra em que nós propomos participar, logo veio na minha mente à obra do balé que significa tudo isso que eu relacionei. Essa força interior que temos ao integrar no balé.

Segundo Huizinga no texto jogo e guerra, p 102. O elemento agonistica só ser torna operante a partir do momento em que as nações em guerra se consideram reciprogramente como antagonistas lutando por alguma coisa que cada uma delas pensa ter direito.

Estamos La na competição com vontade e lutando pela vitória e ao mesmo tempo sentindo prazer naquilo que estamos fazendo e todas as apresentações realizadas os integrantes de outros grupos estão La com o mesmo objetivo, ganhar. Depois de tanto esforço dos ensaios de um período, cada um deles pensam ter direito a vencer e levar o tão esperado prêmio.

Referencias Biográficas

HUIZINGA, J Homo Ludens. São Paulo; Perspectiva, 5ª Ed, 2004

ARTAXO, Inês; MONTEIRO, Gizele de Assis. Ritmo e Movimento. Guarulhos: Phorte Editora, 2003

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summuns, 1978.

TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem

desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo,

1988.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989



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