sábado, 5 de junho de 2010

Skate




O Skate é uma prática recreativa e desportiva que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
É esporte que pode ser considerado uma diversão, mas é também competitivo.
Em alguns momentos, andar de skate se parece muito com surfar. Os dois esportes exigem que a pessoa fique de lado. Existem três maneiras principais de andar de skate:
· regular foot significa andar com o pé esquerdo na parte dianteira do skate. O pé esquerdo fica na prancha, geralmente na parte central próxima ao nose (nariz) do skate. O pé direito é utilizado para ganhar velocidade;
· goofy foot é o oposto do regular foot. Isso significa que o skatista coloca o pé direito na parte dianteira do skate e empurra o seu corpo com o pé esquerdo;
· mongo foot é quando um dos pés do skatista fica na parte traseira do skate enquanto o que está na parte dianteira empurra. Esta forma é considerada inferior por muitos skatistas, já que pode reduzir a velocidade e o controle.



Andar de skate virou algo em comum entre os adolescentes em todo mundo, o esporte proporciona a quem pratica muita adrenalina, muita emoção.
A maior facilidade do skate é que ele pode ser praticado em qualquer local. Desde que se tenha asfalto não há nenhum impedimento para andar. Existem muitos locais especializados, conhecidos como skate parks, que oferecem pistas especiais e desenvolvidas especificamente para o desporto.
Quando for praticar em rua o ideal é procurar uma sem movimento, evitando assim qualquer risco. Se você quer iniciar no desporto procure uma praça, sem buracos. Assim poderá desenvolver o equilíbrio e treinar as primeiras manobras.
O skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, principalmente a panturrilha. Apesar disso, o pessoal que anda de skate gosta do esporte simplesmente pelo prazer. Essa é uma grande vantagem, pois a pessoa vai praticar um esporte e cuidar da saúde, sem esperar um resultado em troca. Diferentemente de atividades como musculação e ginástica, em que a pessoa sempre espera um resultado e uma mudança no corpo.
Para andar de skate primeiramente você deve ter o equipamento apropriado, joelheira,capacete e também roupas, o melhor é andar de calças pois evitar ralados nas quedas. O Tênis é muito importante ele vai facilitar na hora de fazer manobras.

Benefícios de andar de skate:
· O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.

· Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.

· Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.


Muitas pessoas usam esse esporte como terapia para esquecer o stress do dia-a-dia, se diverti e muito mais... SKATE é considerado um estilo de vida por poucos e pela sociedade é descriminado...

Vistos como práticas criadas na ruptura com as práticas convencionais, os esportes
de aventura, de risco, da natureza ou radicais remanejam os elementos existentes
nos esportes anteriores, dando-lhes novas configurações (COSTA apud
BITENCOURT et all, 2005, p. 411).







Abaixo um video com os primeiros passos necessários para aprender a andar de skate.





Referencias Biograficas

BITENCOURT, Valéria et all. Esportes radicais e de aventura. In: DA COSTA,
Lamartine (Org.). Atlas do Esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física, e atividades
físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 409-421.

Nenhum comentário:

Postar um comentário