sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lazer



Referente ao nosso trabalho de lazer, pegamos o lazer de cada um do grupo e de mais algumas pessoas como o futebol, musculação, tênis, dança, vôlei, a bateria de escola de samba, esportes radicais entre outros.

O lazer faz parte da vida de todos, pois ele é um dos requisitos da vida, que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar entre outros benefícios. Mas dependendo de como o individuo encara a realidade atual ou mesmo o tipo de lazer que exerce, implicará ao proporcionamento ou não dos benefícios que o lazer pode oferecer.

Segundo Marcelino em sua obra Estudos do Lazer uma introdução (2000 p. 18) classifica o lazer em seis áreas fundamentais: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os turísticos e os sociais, ou seja, o individuo pode realizar atividades de lazer em diferentes áreas, como por exemplo ir a academia pode ser considerado dentro da área dos interesses físicos, ou mesmo, ir ao cinema ou ao teatro como interesses artísticos.

Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias)

Portanto o lazer é uma forma de se libertar das ocupações do dia-a-dia, seja do trabalho ou das obrigações diárias. É se satisfazer com algo que esteja relacionado a dois aspectos: tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer),ou seja, atividades que estejam fora do tempo das ocupações diárias em geral e ao mesmo tempo que lhe proporcione prazer e sensação de liberdade.

Referencias Biográficas

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário