sábado, 3 de abril de 2010

Aprendizagem de natação


A natação é a atividade física mais completa que existe; com ela aprende-se e desenvolve-se a harmonia, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, força, potência, velocidade, resistência..., e praticando diariamente ou regularmente, trabalha todos os mecanismos fisiológicos como: capacidade respiratória (pulmonar) e o sistema cardiovascular.

Aprender a nadar deve ser uma atividade agradável para qualquer idade, de bebê até a terceira idade. A aprendizagem deve ser gradativa, sendo do mais fácil para o mais difícil (complexo) e do conhecido para o desconhecido. As atividades devem despertar o interesse e a atenção do aluno.

O novo e o desconhecido podem exercer sobre a criança uma atração irresistível, desde que o processo de adaptação não seja acelerado ou bloqueado por uma experiência infeliz vivida fisicamente.

A natação não deve ser utilizada com objetivo principal de formar campeões, mas sim fazer com que seus praticantes gostem e tenham prazer pela água.

Durante anos, professores de natação aplicaram métodos de aprendizagem baseados na intuição, utilizando modelos de treinamento. Isto ocorreu pelo fato de que os primeiros professores de natação foram orientados por treinadores e realizaram cursos ministrados por treinadores. Através deste fato, ainda encontramos modelos mecanicistas no ensino da natação, onde os detalhes são preconizados em detrimento ao todo do movimento.

Para uma criança assimilar uma braçada, necessariamente não precisa realizar os movimentos da braçada e sim movimentos semelhantes, desenvolvendo a "sensibilidade" da criança pela água.

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