sábado, 24 de abril de 2010

Jogo x Esporte

O meu grupo escolheu o Skate como referencia para demostrar as diferenças entre o jogo e o esporte.

Jogo




Jogo é toda e qualquer competição em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, em contrapartida ao desporto , em que as regras são universais. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas são simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente. A maioria dos jogos são disputados como uma forma de lazer, sem que os participantes enfoquem na competição a vitória como ponto essencial.

O Huizinga, ele argumenta que o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio e a fabricação de objetos (Homo faber), então a denominação Homo ludens, quer dizer que o elemento lúdico está na base do surgimento e desenvolvimento da civilização.


Huizinga define jogo como: “uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana.”

Esporte



Esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
Também podemos definir esporte como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para um inclusão social.


Diferenças entre jogo e esporte:
1) Diferenças nas regras.
2) Diferenças em relação ao espaço.
3) Diferenças no tempo do jogo.
4) Vestimentas necessárias para a atividade.
5) Necessidade de arbitragem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Huizinga,J. “Homo Ludens – O Jogo como elemento da Cultura”Ed. Perspectiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário