quinta-feira, 1 de abril de 2010

Jogos Novos

Criquete

O críquete é um desporto que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o século XVI. Considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural medieval chamado stoolball. Foi adotado pela nobreza no século XVII. Sofreu muitas transformações ao longo dos anos até se tornar um esporte bastante admirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.

Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20,1 metros de comprimento, no centro do campo, onde a bola (de cortiça e couro) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas wicket), defendido pelo rebatedor. Os outros jogadores dos dois times tomam posições de ataque ou defesa, de acordo com a posse da bola dos arremessadores, e agem com o mesmo objetivo destes: atacar ou defender o wicket. A contagem de pontos varia de acordo com o tipo de jogadas empregadas.


Uma bola de críquete

No início, os jogos podiam durar até dez dias. Os tempos modernos, porém, exigiram mudanças. Hoje, a maioria dos jogos é disputada em dois tempos, em uma tarde ou noite.




JustificarUltimate

O Ultimate, também conhecido como ultimate frisbee, é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária, tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. O jogador em posse do disco não se pode movimentar em campo, e o seu defensor tem de evitar qualquer contato fisico. O esporte se diferência pelo "espirito do jogo" - principios de fair-play e a seu caráter esportivo que permitem que o Ultimate possa ser jogado sem um juiz. O numero de jogadores varia de acordo com o ambiente em que é jogado, sendo geralmente cinco por equipe na praia e recintos fechados e sete no campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário