sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dimensão Procedimental, Dimensão Conceitual e Dimensão Atitudinal

Dimensão Procedimental


1. Aprendizagem de habilidades motoras:
a) básicas: arremessar, saltar, correr, receber, rebater, quicar,
chutar, andar, girar, rolar, entre outras, procurando criar o
máximo de variações possíveis na realização do
movimento, com ou sem objetos.
b) culturalmente determinadas, que são realizadas dentro de
manifestações culturais estabelecidas como jogos,
modalidades esportivas, dança, lutas e ginástica.
2. Desenvolvimento de capacidades perceptivo-motoras como
antecipação, localização espaço-temporal, lateralidade,
percepção auditiva, tátil e visual.
3. Desenvolvimento de capacidades físicas e motoras
.


Dimensão conceitual



Sintetizando as propostas apresentadas nas obras

analisadas, os conhecimentos de natureza conceitual a serem

aprendidos nos anos iniciais do ensino fundamental são:

1. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de

movimento e limitações.

2. O corpo e as alterações fisiológicas causadas pelo exercício

e seus benefícios para a saúde.

3. Características das atividades e suas exigências específicas:

formas de realização, as regras dos jogos ou modalidades

esportivas, a relação espaço-tempo, ritmo, velocidade,

intensidade, fluidez.

4. Análise da realização de movimentos culturalmente

determinados em sua própria localidade, na mídia e em

seus companheiros.

5. Os aspectos de historicidade e as características sociais do

movimento humano


Dimensão atitudinal



Sintetizando as propostas apresentadas nas obras

analisadas, os conhecimentos de natureza atitudinal a serem

aprendidos nos anos iniciais do ensino fundamental são:

1. Aprendizagem de valores e atitudes gerais como:

responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação,

sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança,

autocontrole, incentivar a participação dos colegas, não

discriminação dos colegas, companheirismo, auto-conceito

positivo, ser criativo, entre outros.

2. Perceber e aceitar regras como necessárias ao convívio.

3. Participar de forma autônoma, espontânea das atividades

motoras.

4. Valorizar e apreciar as atividades motoras, percebendo-as

como um recurso para usufruto do tempo disponível, ou

mesmo como algo belo, participando delas ou apenas

assistindo-as.

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