domingo, 4 de abril de 2010

Jogos Olimpicos de Inverno


Historia

Quando o COI (Comitê) foi estabelecido em 1894, um dos desportos propostos para o programa foi a patinagem no gelo. Contudo, a patinagem só foi introduzida nos Jogos até às Olimpíadas de Verão de 1908 em Londres, que representou quatro eventos de patinagem artística.

Três anos depois, o italiano Eugenio Brunetta d'Usseaux propôs ao COI a realização de uma semana com desportos de Inverno nas Olimpíadas de Verão de 1912 em Estocolmo. Os organizadores opuseram-se a esta idéia, querendo então promover os Jogos Nórdicos, uma competição de Desportos de Inverno, realizada de 4 em 4 anos entre competidores dos países Nórdicos.

Contudo, esta mesma ideia foi proposta novamente para os Jogos de 1916, que iam ser realizados em Berlim. Uma semana de desportos de Inverno com patinação de velocidade, patinação artística, hóquei no gelo e esqui nórdico foi planeada, mas os Jogos Olímpicos de 1916 foram cancelados devido à Primeira Guerra Mundial. Os primeiros Jogos Olímpicos depois da Guerra, os Jogos de 1920, na Antuérpia, novamente representaram patinagem artística, enquanto o hóquei no gelo fez a sua estreia Olímpica.

Esportes

Brasil nos jogos Olímpicos de Inverno

O Brasil competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão em 1920, e participou de cada edição dos Jogos desde então, com exceção dos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, o Brasil estreou em Albertville 1992 e participou de todas as edições desde então. O Brasil será o primeiro país sul-americano a receber os Jogos Olímpicos, após a vitória da candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário